O dom maravilhoso de educar, de ensinar, não é algo adquirido nas cadeiras da academia. No máximo, o que se consegue na faculdade, na pós- graduação são orientações técnicas, orientações teóricas, indispensável para uma boa formação, para uma boa preparação, de quem pretende ser uma pessoa dedicada à educação.
Destaco neste pequeno texto aquilo que vejo nas escrituras: "Cada um de nós recebeu um dom especial, de acordo com o que Cristo deu. Como dizem as Escrituras Sagradas – Quando Ele subiu aos lugares mais altos, levou consigo muitos prisioneiros e deu dons as pessoas...Foi Ele quem deu dons as pessoas. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja." (Efésios 4.1-12) Note-se que o que Cristo realizou, o fez em benefício da sua Igreja. Porém as virtudes legadas por Ele aos seus súditos estão também disponibilizadas ao serviço de todos. Ser professor (a), um educador (a), é exercer um dom recebido de Deus, em Cristo Jesus. Não há nenhum motivo para nos sentirmos superiores, ao contrário, devemos nos sentir responsáveis.
Considerando que ensinar é dom de Deus, logo compreendemos que não podemos nos dar a liberdade da estagnação. Água parada não traz vida. Voltemos os olhos para o nosso Mestre Jesus e aprendamos com Ele. Jesus não despejava apenas teorias na cabeça das pessoas. Jesus preparava para a vida. Ele fazia e faz isso porque o seu ensino é a sua prática de vida. Na vida é preciso saber mais do que teoremas matemáticos, do que conjugação de verbos. Precisamos conhecer a vontade de Deus, para revelá-la a outros. Virtude recebida, virtude compartilhada.
Parabéns aos professores e professoras! Você é muito especial. Deus lhe consagrou um educador (a). Mas não se esqueça: "Quem deixa de aprender, deixa de ensinar". Continue aprendendo, continue atento a tudo e a todos a sua volta. A vida é uma grande escola, mas é preciso saber ser aluno (a). Deus vos abençoe. Com amor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário