Mais um ano se passou e um novo ano acaba de nascer. E com o nascimento de um novo ano há uma sensação de recomeço, de renovação. Parece que há uma linha divisória entre os meses de Dezembro e Janeiro. Dezembro deixa para trás tudo que é velho, antigo e as coisas que deram de errado. Janeiro abre as portas para as coisas novas, para uma nova esperança e para novos projetos de vida. Obviamente que não há nada de espiritual ou místico na passagem de um mês para outro, de um ano para outro. A sensação de renovação é provocada pelo costume de anos a fio encarando o início de cada ano como um marco para novas atitudes. E isso não é ruim. Muito pelo contrário, é algo bom e salutar.
Esta é a época do ano que nos sentimos motivados a fazer as antigas promessas de começar uma dieta para emagrecer, fazer exercícios físicos, cuidar melhor da saúde, dar mais tempo à família, trabalhar menos e descansar mais, buscar mais intensamente a Deus... E por aí vai! O fato é que Janeiro já está aí e precisamos recomeçar mais um ano. Sim, recomeçar é preciso. Muita gente está entrando em 2011 com as feridas deixadas pelas batalhas que enfrentaram em 2010. Há pessoas que gostariam que o ano que se passou não tivesse existido. Alguns perderam entes queridos, outros enfrentaram traições, passaram por crises financeiras, outros viram o casamento acabar em divórcio, outros viram os filhos se afundarem na bebida ou nas drogas, outros ainda enfrentaram doenças mortais e entrarão o novo ano ainda enfermos.
E não há rituais de passagem de ano ou festas de réveillon que possam curar as marcas das duras lutas enfrentadas no ano anterior. De nada adianta dar três pulinhos nas ondas do mar ou entrar no novo ano vestido de branco. Estas práticas nada podem fazer. São apenas superstições da crendice popular. Vestir-se de branco não apaga as manchas de um coração contaminado pela inveja, cobiça, orgulho, avareza, infidelidade e adultério. Somente Jesus pode curar nossas feridas e nos dar uma paz que nada mais nem ninguém – nem religiões, nem superstições, nem rituais – pode nos conceder. Somente Jesus Cristo tem o poder de nos conceder força e ânimo necessários para continuarmos em nossa trajetória.
Não obstante todas as lutas que enfrentamos no ano anterior, recomeçar é preciso. Sim, é preciso recomeçar. Todavia, recomeçar só é possível pela força que vem de Deus. O profeta Isaías fala da promessa de Deus de renovar as forças dos que estão comprometidos com Ele: “Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos. Até os jovens se cansam e os moços tropeçam e caem; mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam” (Is 40:29-31). Esta promessa é somente para os que confiam em Deus.
Porém, confiar em Deus vai além de acreditar que Ele existe ou de respeitá-lo. Confiar em Deus significa estar comprometido com Ele num relacionamento pessoal com o Criador. Relacionamento baseado no amor a Deus e na obediência aos seus mandamentos. Para desfrutar deste relacionamento é preciso primeiramente ir até Jesus, pois somente Ele é o caminho que nos leva a Deus. Então, meus amigos, com a ajuda que vem de Deus, estaremos prontos para recomeçar a vida após enfrentarmos longas batalhas que ferem a alma e o coração. Sim, recomeçar é preciso. E, recomeçar com Jesus, é melhor ainda!
Feliz 2011, com Jesus no coração!
Nenhum comentário:
Postar um comentário