Nossa História

IPB de Nova Campina: Um pouco de nossa História



Texto escrito por Reverendo Eziquiel Fernandes de Camargo em julho de 2009, que na época era o pastor da igreja. (Texto publicado na imprensa local)


A história da Igreja é a essência de sua identidade, por isso precisamos preservá-la e valorizá-la. Recordar o passado, “os poderosos feitos do Senhor”, é fortalecer a fé e a esperança, bem como, motivo de louvar a Deus (Salmos 145.4 e 150.2). 

Era obrigação dos pais sob o pacto passar fielmente aos filhos, a história dos grandes feitos de Deus na vida de seu povo (Deuteronômio 6:20-23). Observar também Provérbios 22:28.


A IPB de Nova Campina – Por Ezequiel Fernandes Camargo 

A nossa Igreja é fruto do trabalho pioneiro de alguns pastores presbiterianos, mas, também, da consagração cristã de algumas famílias (José David Filho – Jeconias David Muzel – Salatiel David Muzel – Abner de Morais Momberg – Alfredo David Muzel e suas esposas), que em setembro de 1910 se transferiram de Torre de Pedra-SP, para Campina dos Veados (antigo nme da cidade). Estes dinâmicos irmãos, juntamente com duas famílias residentes no local, se fortaleceram na pregação do Evangelho do Senhor Jesus, e se constituíram como congregação da Igreja Presbiteriana de Santiago, que funcionava no local, onde, hoje, é o Grupo Orsa. 

Em 27 de maio de 1916, esta congregação organizou-se como Igreja Evangélica Presbiteriana de Nova Campina.

É oportuno ressaltar, que, conforme dados do “Projeto Conhecendo Nova Campina”, a nossa cidade, antes denominada “Campina dos Veados”, surgiu, tendo como alicerce, as famílias presbiterianas, ou seja – “Em 1916 já havia no bairro 25 casas, estas famílias eram todas crentes, pertenciam a igreja de Santiago, onde hoje situa-se a empresa  Orsa”.

Hoje
No presente, a nossa igreja já tem  cem (104)  membros comungantes, cento e setenta (170) alunos matriculados na Escola Bíblica Dominical e as sociedades internas e demais ministérios em normal e crescente funcionamento. Já temos as salas para uso na E.B.D. e o estacionamento para veículos, serviço de jardinagem em andamento, e, no futuro, teremos a construção de um novo templo, mais amplo e confortável


Cumpre-nos, portanto, dar continuidade a este trabalho que tem conseqüências eternas, sendo “firmes, inabaláveis, e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor o nosso trabalho não é vão (I Coríntios 15:58)

Por Rev. Eziquiel Fernandes de Camargo

 Igreja Presbiteriana do Brasil
Um pouco da nossa história
  Somos Presbiterianos
A Reforma religiosa do século dezesseis deu origem, de modo direto ou indireto, aos diversos grupos que hoje constituem o protestantismo, entre estes, a Igreja Presbiteriana.
As Igrejas Presbiterianas têm suas raízes na obra dos dois reformadores que entraram em cena pouco depois do pioneiro Martinho Lutero. Foram eles o suíço de língua alemã Ulrico Zuínglio (1484-1531) e o francês João Calvino (1509-1564), que atuaram ambos na Suíça, o primeiro em Zurique e o segundo em Genebra.
O termo "presbiteriano" decorre do fato de que nas igrejas desse nome o governo é exercido por "presbíteros." A palavra grega presbyteros encontra-se no Novo Testamento e significava originalmente "ancião," "homem idoso." À semelhança do que acontecia entre os judeus, também na igreja primitiva a liderança era exercida pelos membros mais experientes da comunidade, geralmente, mas não necessariamente, homens mais velhos.
Somos Presbiterianos do Brasil
A Igreja Presbiteriana chegou ao Brasil há 150 anos atrás, em 12 de agosto de 1859 através do missionário Rev. Ashbel Green Simonton.
Hoje somos 2.500 igrejas, 2.300 congregações, e mais de 540.000 membros em todo o país.
Para conhecer mais sobre a Igreja Presbiteriana do Brasil, acesse www.ipb.org.br. Neste site você encontrará links para conhecer o que a igreja pensa sobre os mais variados temas.


A HISTÓRIA DA IPB EM DETALHES - SAIBA MAIS CLIQUE AQUI!